19.11.12

Lucca (Toscana) - Itália

Piazza Anfiteatro


Clássica cidade medieval da Toscana - Itália - Lucca é uma pequena província de aproximadamente 80.000 habitantes que conseguiu manter-se preservada durante todos esses anos.

Foto: NH53
Muros de Lucca

Suas ruas, praças, construções e monumentos contam a história de tudo por que a cidade já passou ao longo de sua existência: período romano, idade média, período napoleônico até o renascimento, quando foi construído um muro ao seu redor, facilitando assim a preservação do antigo núcleo urbano.

Pessoas caminhando sobre o muro de Lucca

O muro possui quase 5 quilômetros de comprimento e foi construído para proteger a cidade dos inimigos, mas a cidade nunca chegou a ser sitiada. Hoje, tanto os muros quanto a área verde ao redor são usados por moradores e visitantes para caminhadas, passeios de bicicleta e piqueniques. O passeio sobre o muro proporciona uma vista muito bonita da cidade.

 
Foto: Graeme Maclean                            Foto: VT Professor

Torre Guinigi


Um outro ponto turístico que permite ver Lucca como um todo é a Torre Guinigi. De cima da torre é possível ver grande parte da antiga cidade medieval, o que facilita a entender como era a vida por dentro dos muros.

Vista da cidade de cima da Torre Guinigi


Depois de passear sobre os muros, e observar a cidade de cima da Torre, pegue seu par de tênis e vá caminhar pelas ruas. Como toda cidade medieval, Lucca possui ruas muito estreitas que de repente se abrem para grandes praças com prédios antigos e cheios de detalhes. Aproveite para observar estes detalhes e fotografar bastante.



Os estilos arquitetônicos demostram as diferentes colonizações por que Lucca passou. A igreja San Michele in Foro possui fachada medieval com alguns detalhes renascentistas. Em sua fachada rostos de famosos e importantes personagens italianos podem ser vistos, entre eles o de Giuseppe Garibaldi.


Igreja de San Michele in Foro


Com um estilo que copia as grandes praças francesas, a Piazza Napoleone foi criada durante a ocupação francesa pela irmã de Napoleão Bonaparte, Elisa Baciocchi. Para sua construção foram demolidas casas, lojas e até uma igreja. As fachadas dos prédios vizinhos foram tampadas com árvores para que o Palácio Ducal (também conhecido como Palácio Público) se sobressaísse. 


Piazza Napoleone


O coração da cidade possui características romanas. A praça principal, Piazza Anfiteatro (também conhecida como Praça do Mercado), era um antigo anfiteatro construído para espetáculos e jogos de gladiadores. Já na Idade Média tornou-se praça e era o local onde aconteciam assembleias populares, mas só depois é que edificações foram feitas aproveitando parte dos arcos originais nas fachadas das lojas.





Outro importantíssimo ponto turístico e cartão postal da cidade é a Catedral de San Martin (Duomo di San Martin), construída em um ponto estratégico da cidade, no cruzamento das duas ruas principais, e perto da muralha. A catedral possui formas românticas e assimétricas e, não se sabe o porque, seu interior não acompanha o mesmo estilo, tendo sido decorado com formas góticas.




Enquanto estiver andando pelos muros de Lucca, você verá um palácio chamativo e cheio de jardins. É o Palácio Pfanner, que ganhou esse nome em 1800, quando foi adquirido por um cervejeiro austríaco que foi convidado a morar na cidade para dirigir a fábrica de cerveja local. O Palácio está aberto a visitação e em seu interior podem ser vistos afrescos, assim como objetos de um de seus moradores, que foi médico e prefeito de Lucca entre 1920 e 1922.


Palácio Pfanner


O Palácio já foi utilizado em vários filmes italianos, representando a casa típica da nobreza, mas sua parte mais encantadora é mesmo o jardim, que além de plantas mediterrâneas e exóticas possui ainda piscinas, estátuas e flores.


Jardins do Palácio Pfanner



Vista aérea da cidade com seus muros e entornos verdes



______________________________
Fonte:
Wikipédia
In Italy Today
Italy Guides
Lucca.info

Um comentário:

  1. Hі mates, niсe ρost anԁ fаѕtіdiоus urging
    commentеd herе, Ι am reаllу enjοуіng by theѕе.
    Stop by my web page www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir