18.2.11

El Chaltén - Patagônia Argentina

Depois de um longo e tenebroso inverno, haha, até parece... Depois de um verão insuportável de tão quente (o que me faz ter preguiça de vir pesquisar coisas no computador) aqui estou eu de volta, e, por coincidência, ontem acabei de ler um livro que fala sobre escaladas - "Memórias da Montanha" de Denise Emmer - e que tem tudo a ver com este destino...


Um dos principais destinos para montanhistas e amantes do trekking, El Chaltén é considerada a capital argentina do trekking. A cidade, que é uma das mais novas do país, foi fundada em 1985, com o principal objetivo de defender a área da Patagônia na fronteira com o Chile.

Foto: Luis

Situada ao norte do Parque Nacional Los Glaciares, a cidade tem à sua volta as montanhas Cerro Fitzroy, também conhecida El Chaltén, que deu nome à cidade, e Cerro Torre, além de lagoas escondidas e estâncias. É um local que já recebia muitos turistas aventureiros desde meados do século passado, porém, só com a construção da cidade é que este local passou a ter infraestrutura para que estes turistas pudessem de fato se alojarem nas proximidades das montanhas.

Foto: Daniele

Com o significado de vulcão, ou pico de fogo, ou ainda montanha de fumaça, não se sabe ao certo, Chaltén foi um nome dado pelos aborígenes, pois acreditavam que a montanha era um vulcão, já que em seu pico havia sempre uma nuvem, o que eles acreditavam ser fumaça.


Com paisagens de tirar o fôlego, El Chaltén vive do turismo, já que além de alpinistas experientes, a cidade recebe também turistas interessados em cavalgadas, observação da fauna e da flora, cursos de escalada, pesca, fotografia, acampamento, excursões ao ar livre, rafting, ou apenas para conhecer a Patagônia. 


A melhor época para conhecer a cidade é entre os meses de setembro e maio, já que as temperaturas são mais amenas (entre 3 e 15 graus) e a maioria dos serviços turísticos se encontra em funcionamento.



São várias as opções de hospedagem, mas os albergues e as cabanas estão entre os mais populares.

Foto: Jackson


O local conta com muitos serviços oferecidos pela iniciativa privada, como restaurantes, hotéis, passeios guiados, massagem, cabeleireiro, transporte, taxi, entre outros.



É importante lembrar que a cidade não possui bancos ou caixas automáticos, e se for de carro deve levar combustível extra. Telefone celular??? Nem pensar!

Por se localizar em elevada altitude, é recomendável o uso de protetor solar, pois o sol é bem forte e o frio pode fazer com que seja difícil perceber isso.


_________________________________________________________
Fonte:
Wikipédia
Hostelling International
Eco Viagem
El Chaltén
Guia Chaltén

Nenhum comentário:

Postar um comentário