3.10.10

Cinque Terre - Itália


Localizada em um acidentado trecho de terra na Riviera Ligure, Vernazza, Monterosso, Riomagiore e os distritos de Corniglia e Manarola formam a região conhecida como Cinque Terre (ou Cinco Terras), a noroeste da Itália.



Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1997, Cinque Terre ganhou, 2 anos depois, a criação do Parque Nacional de Cinque Terrre, com o objetivo de preservar os terraços e muros criados por seus primeiros colonos para cultivar a terra.


 
                                       Foto: Kerouac88                                                Foto: kay_dubs

Não é possível transitar de carro, mas há uma linha férrea que leva às 5 vilas. Por seu relevo peculiar, a melhor maneira de desbravar esse charmoso lugar é a pé.
É importante lembrar deste detalhe na hora de decidir onde ficará hospedado e na hora de fazer as malas, uma vez que você terá que carregar as malas pela cidade   :-)


Foto: erriche

Por falar em hospedagem, vale ressaltar que os preços dos hotéis locais podem ser bem salgados dependendo da época do ano, mas para quem não se importa com luxo, é possível se hospedar no Albergue local, ou em diversos Bed & Breakfast presentes nas vilas.


 
                      Foto: Christopher Schoenbohm                                     Foto: Daniel Peckham
  
Cinque Terre também se destaca na gastronomia, já que a região é famosa pelo delicioso molho pesto - resultado da mistura de manjericão, alho e sal, azeite de oliva e castanhas de caju.


Foto: Boccalupo

Já no que diz respeito ao vinho, essas vilas não negam as raízes italianas, e as uvas cultivadas no local são utilizadas na fabricação do raro e famoso vinho Sciachetrá (tinto e doce). A região também é produtora do vinho Cinque Terre (branco).


 
                                      Foto: miss_annukka                         Foto: Uniglobe Carefree Travel's blog

Com um pouquinho de planejamento é possível visitar as 5 vilas em apenas um dia, já o trem tem vários horários e é bem rápido. Mas se deseja uma interação maior com o local, vale à pena reservar pelo menos dois dias.

PS: queria colocar dezenas de fotos, mas o post ficaria muito longo...

_______________________________________
Fonte:
Folha.com

Um comentário:

  1. Oi,
    estou a actualizar a minha lista "blogroll" do meu blog. Se estiveres interessado eu ponho lá o link do teu blog. dá uma vista de olhos no meu blog e se estiveres interessad envia-me email.

    O meu blog - http://celestinoxp.blogspot.com

    O meu email - celestinoxp@hotmail.com

    ResponderExcluir