19.6.10

Saint-Jean-de-Luz (País Basco) - França


Localizada bem pertinho da Espanha, Saint Jean de Luz é uma cidade basca muito alegre e cosmopolita. Com menos de 15 mil habitantes, e características medievais, o local - que é hoje um balneário turístico, se passaria facilmente por uma vila do século XVIII ou XIX - com edifícios antigos, porto de pesca e ruas estreitas, não fosse a grande quantidade de turistas de todos os cantos do mundo.



Apelidada de "Cidade dos Corsários", Sain Jean de Luz possui uma característica interessante: sobre as portas ou janelas das antigas residências, inscrições indicam o nome do proprietário, o ano de construção e algumas vezes o nome do construtor, personalizando assim as casas.




A maior parte das praias locais são calmas e seguras, pois foram construídos diques para conter a força das águas, já que no século XVIII parte da cidade foi levada pelas águas.


Foto: Patxi64

Foi nessa vila medieval que Luís XIV ( o Rei Sol) e a infanta espanhola Maria Teresa se casaram, em 1660. O casamento foi uma das cláusulas do Tratado dos Pirenéus - restaurando a paz entre a França e a Espanha. Até hoje a igreja conserva o cenário em que se casaram, e a porta por onde eles passaram foi fechada após a cerimônia, garantindo assim que ninguém mais passasse pelo mesmo caminho.


Foto: sybarite48

Curiosidade: Em 1609 a cidade ganhou notoriedade quando 600 mulheres locais foram acusadas de feitiçaria, e condenadas a serem queimadas como hereges, mas felizmente, elas foram salvas quando os seus maridos regressaram de uma viagem de pesca na Terra Nova.


Foto: caccamo

Dica: nos meses de alta temporada, estacionar no centro é uma tarefa difícil. Por isso, no verão há um serviço de ônibus gratuito levando ao centro da cidade. Mas para aqueles que, ainda assim, resolverem ir de carro, há um estacionamento grátis atrás da delegacia e outro atrás da estação ferroviária.




____________________________________________
Fonte:
Revista Voe Trip - Ano 2, Edição 21
Lidianne
Site Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário