9.1.10

Conceição do Mato Dentro - MG




 


Localizado a aproximadamente 166 km de Belo Horizonte, o município de Conceição do Mato Dentro se encontra a  leste da Serra do Espinhaço, e é por muitos, considerado a capital mineira do Ecoturismo.


 


Com sua sede localizada a 740 metros de altitude, e um relevo bastante acidentado,  a região foi contemplada com uma considerável beleza natural, além de uma grande quantidade de cachoeiras, não é a tôa que faz parte dos circuitos da Estrada Real e da Serra do Cipó.


 Foto: Tom Alves


O principal atrativo da cidade é a Cachoeira do Tabuleiro, já que, além de ser a maior de Minas Gerais, e segunda maior do Brasil, com 273 metros de queda livre, foi considerada pelo Guia 4 Rodas de 2005, como a mais bonita do Brasil.







Cachoeira do Tabuleiro



Para proteger o local foi criado o Parque Natural Municipal Ribeirão do Campo. A capacidade de carga foi fixada em 150 visitantes por dia, e para visitar a cachoeira há uma taxa de R$ 5,00 por turista, valor este que cobre o seguro contra acidentes leves e fatais.



A cidade possui muitos eventos de manifestões culturais, dentre eles destacam-se a Festa do Rosário e o Jubileu do Bom Jesus do Matosinhos. A Festa do Rosário é uma tradição mantida desde os tempos dos escravos e acontece no primeiro dia do ano. Nela são realizados cortejos e desfiles de reis e rainhas.

O Jubileu é a maior festa da cidade, acontece entre os dias 13 e 24 de junho. Nessa data a cidade é tomada por milhares de romeiros de todos os cantos. É uma festa com muita tradição, já que são mais de 200 anos sendo celebrada.

Foto: Bikesul

A cidade possui boa infraestrutura, como bancos, delegacia, hospital, além de hotéis e restaurantes.
______________________________________________

3 comentários:

  1. Você acertou no título da sua notícia .... parece mesmo encantador.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marina. Valeu sua postagem sobre CMD, terra boa generosa em cachoeiras e belas paisagens. Sem grilos quanto à utilização da foto do largo da Igrejinha do Rosário (ótimas lembranças deste local). Abraços, Ricardo.

    ResponderExcluir