16.10.09

Monte Verde - MG

Foto: Reinis Osis


Considerado como o melhor Destino de Romance do Brasil (em 2008), e melhor Destino de Inverno do Brasil (em 2009) pelo site Viaje Aqui e pelo Guia Quatro Rodas, Monte Verde é um pequeno distrito do município de Camanducaia, bem ao sul de Minas Gerais (praticamente na divisa com o estado de São Paulo).


Foto: gib i


Situado a aproximadamente 1.600 metros de altitude, no alto da Serra da Mantiqueira, o local possui características européias, já que combina o clima frio das montanhas e o grande convívio com a natureza, além das tradições trazidas por italianos, suíços, alemães e outros europeus, que pelo clima frio (média de 26 graus durante os dias e 16 graus durante as noites de verão), escolheram o local para morar.

Essa influência européia pode ser percebida não só nas construções, mas também nos produtos comercializados e nas comidas típicas vendidas nos restaurantes.

Foto: giumaiolini


A melhor maneira de conhecer a região é caminhar pela cidade e pelas diversas trilhas existentes. São muitas trilhas levando a vários picos da Serra da Mantiqueira. Há também a opção de passeios a cavalo, de moto e de quadriciclo. Para quem gosta de esportes radicais há a possibilidade de prática de rapel ou rafting, mas para quem prefere uma atividade mais tranquila, há a patinação no gelo.


Foto: Ivens Riboldi


Por ser um local muito procurado por casais em lua de mel, apresenta promoções especiais para essas ocasiões e também para aniversário de casamento, mas para isso, em parte dos locais, é preciso a apresentação da certidão de casamento para garantir a promoção.



Foto: dev-random


É importante saber que, apesar de possuir boa infraestrutura, muitos estabelecimentos locais não aceitam cartão de crédito.

A voltagem é muito variável e não são raros os casos de aparelhos elétricos queimados. Em caso de produtos sensíveis ou caros, utilizar estabilizador.


OBS: As informações são retiradas da internet, portanto, qualquer crítica ou sugestão a ser acrescentada, favor deixar comentário ou enviar e-mail para keepsecretplaces@gmail.com.
___________________________________________
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Verde
http://www.guiamonteverde.com.br/aspectos/index.html
http://www.monteverde.org.br/port/port.htm

4 comentários:

  1. Excelente matéria. Parabéns!
    Vale a pena também conhecer um novo portal da cidade:
    http://www.obamonteverde.com.br
    Dá para organizar bem a viagem, além de conhecer excelentes atrações e dicas de Monte Verde.

    ResponderExcluir
  2. Dei uma olhadinha no site!

    Monte Verde é realmente um lugar muito bonito, espero ter a oportunidade de conhecer em breve.

    ResponderExcluir
  3. Monte Verde ainda é uma vila linda mesmo.

    Mas justamente seu maior atrativo: o estilo europeu das construções está cada vez mais comprometido. Casas em estilo contemporâneo e até futurista, portanto fora do estilo tradicional alpino da Vila, tem sido cada vez mais contruidas. A prefeitura de Camanducaia deveria proibir esta agressão de arquitetos incompetentes ou então deveria seguir o exemplo da prefeitura de Campos do Jordão que incentiva a construção das casas e pousadas em estilo europeu através da redução do IPTU para quem assim o faz. É uma maneira de manter preservada a história e o maior atrativo turisco da cidade.

    Outro problema é o desmatamento, que corre solto e aumenta a cada ano...em breve teremos apenas o Monte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FREQUENTO MONTE VERDE E ALÉM DOS PROBLEMAS CITADOS HÁ O DO ESGOTO QUE É TRATADO PARCIALMENTE E TEM MAU CHEIRO TRAZIDO PELO VENTO. OUTRO PROBLEMA SÃO AS FOSSAS QUE SAO USADAS SEM QUE HAJA UMA NORMATIZAÇÃO DA COPASA QUE TIRA A AGUA E VENDE PARA POPULAÇÃO. DEVERIA CUIDAR DA CONTAMINAÇÃO DOS MANANCIAIS. SERÁ QUE A VILA VAI RESISTIR A TANTA AGRESSÃO TÃO ACELERADA COM O SEU CRESCFIMENTO?

      Excluir