1.9.09

São Thomé das Letras - MG

Foto: Rodolfo Magalhaes


Conhecida Também como Cidade das Pedras, São Thomé das Letras é uma cidade com pouco menos de 7.000 habitantes, localizada no sul de Minas Gerais. Por estar a 1.444 metros de altitude, de lá de cima é possível observar toda a beleza da região, já que São Thomé é a quarta mais alta cidade do Brasil.



Foto: Raoni Paes Peres


O município foi construído em cima de um depósito mineral de quartizito, e esse tipo de pedra pode ser observada tanto em calçamentos, como na construção de casas e na fabricação de artesanatos locais. As construções das casas são feitas empilhando cuidadosamente pedras extraídas no local, sem a utilização de argamassa.



Foto: Wagner Swerts Tambur (Igreja do Rosário)


Nos arredores da cidade, são muitas as opções de passeios, seja para a visitação de grutas, ou para desfrutar as diversas cachoeiras existentes por lá.



Foto: Blog das Aventuras do Didi e da Gi (Vale das Borboletas)



Além de muitas cachoeiras, grutas, trilhas, muito verde e uma paisagem de tirar o fôlego, São Thomé é considerado também um local de muita energia, atraindo turistas interessados em misticismo e também aqueles em busca de ovnis. Muitos acreditam que é a capital brasileira do misticismo, e que nos arredores da cidade há uma gruta (Gruta do Carimbado) que tem passagem direta para Machu Picchu.


Foto: Blog das Aventuras do Didi e da Gi



Um dos principais atrativos de São Thomé é a Pirâmide, construção que permite uma visão de 360 graus de toda a região. Não se sabe ao certo por que foi construída e nem quem construiu, mas não tem como ir à São Thomé das Letras e não desfrutar de um pôr-do-sol ou um amanhecer por ali.



Foto: jokergiannotti (Casa da Pirâmide)


Outro símbolo de São Thomé é o cantor Ventania, torça para ele estar por lá e curta seu show.

É importante se informar antes sobre as distâncias dos atrativos turísticos, e, dependendo da distância, é preciso levar um lanche e água.


______________________________________
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Thom%C3%A9_das_Letras
http://www.saothomedasletras.net/sobre/acidadestl.asp
http://www.visitesaothome.com.br/index.php

7 comentários:

  1. Eu preciso ir!!! Essa cidade eh linda demais!

    ResponderExcluir
  2. São Thomé das Letras-MG,vista por mim que ali viveu,que ali cresceu e se criou;é muito triste do que hoje vejo.Vejo-a como C I D A D E D E NIN G U E M,um amontoado de gente de todos os locais do Brasil,gente sem identificação,sem amor na terra,pois é estranho,são estranhos,forasteiros,arruaceiros e se vestem muito mal,uma indrumentária totalmente diferente dos nativos,infelizmente é a cidade de muitos estranhos esmagando os donos da casa,povo simples,trabalhador,humildes,sem títulos e patentes,esmagados por outro tipo de "gente",porque esses intrusos não vão para o raio que parta e deixem o povo humilde de São Thomé das Letras em paz ,(ANÔNIMO INDIGNADO).

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post, parabéns!
    São Thomé das Letras é um lugar muito bonito e acho que deveria ser melhor cuidado pelos que frequentam a cidade. Muitas depredações e etc...
    Um abraço, valeu!

    ResponderExcluir
  4. Estou indo dia 28/04,bora galera! !!!

    ResponderExcluir
  5. Estou partindo de ouro fino na quinta rumo à são thomé de bike ! uhuuul

    ResponderExcluir
  6. Bacana demais seu trabalho Marina, também fiz um blog de lugares em que viajamos e fotografias são as melhores lembranças... quando puder nos visite: http://obomdeviajar.blogspot.com.br/

    Abraço, vou rodar mais aqui pelo seu blog!

    ResponderExcluir